O feijão e o grão são ingredientes essenciais em muitos pratos portugueses, sendo saborosos e nutritivos, repletos de proteínas, fibras, vitaminas e carboidratos.
Acelere a preparação das refeições, economize gás e evite enlatados, por forma a obter sabor e qualidade superiores. Deixar o feijão e o grão de molho é fundamental antes de cozinhar. Isso elimina gases, anti nutrientes e acelera o processo de cozimento. O ideal é deixar o feijão de molho por 24 horas, trocando a água de 3 a 4 vezes para melhores resultados. Outra técnica que pode ser adotada é cozinhar na panela de pressão, reduzindo assim o tempo de preparo pela metade. Cozinhar leguminosas sem sal pode acelerar o processo. Adicione o sal somente após estarem macias. O feijão e o grão levam de 30 a 35 minutos na panela de pressão e 60 a 70 minutos em panela comum. Com essas dicas, ficam prontos em 10 a 15 minutos na panela de pressão e 30 a 35 minutos na panela comum. Não há desculpas para não cozinhar leguminosas. Separe em doses, congele e desfrute do sabor e dos benefícios nutricionais. Para cozer o feijão:
500g de feijão branco seco 1 cebola inteira sem a casca 2 cravinhos (espetados na cebola para serem facilmente retirados) 1 dente de alho inteiro sem a casca 1 pequeno molho de coentros frescos inteiro 1 folha de louro Para a feijoada de choco: azeite q.b. 1 chouriço pequeno corrente cortado às rodelas 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 1 folha de louro 1/2 pimento vermelho pequeno cortado aos cubinhos 1 lata pequena de tomate pelado aos pedaços 200ml de vinho branco 1 choco fresco com cerca de 1,5kg (amanhado e cortado ao pedaços) 1 cenoura cortada às rodelas feijão cozido e parte da água da cozedura sal grosso q.b. piri-piri q.b. coentros frescos picados Modo de Preparação: 1. Deixe o feijão de molho em água por algumas horas ou durante a noite. 2. Escorra o feijão e coloque-o na panela de pressão com os demais ingredientes, enchendo até metade da capacidade. 3. Feche bem e leve ao fogo médio/alto. 4. Quando a pressão se formar, reduza o fogo e cozinhe por 15 a 20 minutos. 5. Após a liberação completa da pressão, remova a cebola, alho e louro antes de abrir a panela. 6. Reservar o feijão e o caldo. 7. Frite as rodelas de chouriço em azeite até dourarem, depois reserve. 8. Adicione a cebola, os alhos e o louro ao tacho e refogue ligeiramente. 9. Acrescente o pimento e os tomates picados e deixe reduzir um pouco. 10. Regue com vinho branco e deixe evaporar o álcool. 11. Adicione o choco e a cenoura ao tacho, cozinhe por 20 minutos tapado, destapando nos últimos 5 minutos para apurar. 12. Verificar a textura, adicionar o feijão e cobrir com água da cozedura. 13. Retifique o sal, adicione piri-piri a gosto e deixe apurar por mais alguns minutos até o molho reduzir e engrossar, mantendo sempre destapado. 14. Adicionar as rodelas de chouriço reservadas. 15. Sirva quente, com coentros frescos e arroz branco. |
Arquivos
Junho 2024
Categorias |